A gamificação em eventos corporativos vem se tornando cada vez mais popular entre as empresas e a cada ano que passa, traz ainda mais novidades para o mercado.
Atualmente, as pessoas estão sempre em busca daquilo que é capaz de oferecer algum tipo de entretenimento e isso também serve para a vida profissional.
O principal intuito desse tipo de estratégia é transformar uma atividade simples, em algo ainda mais dinâmico e divertido, sem abrir mão do objetivo principal daquela reunião em questão.
Esse tipo de diferencial permite que as pessoas participem de uma maneira mais ativa e se sintam mais interessadas pelo o que está sendo apresentado para elas.
Apesar de ser algo que vem ganhando mais popularidade entre as empresas, é comum que ainda existam muitas dúvidas sobre como executá-la de fato.
Para suprir todas essas questões, preparamos um conteúdo completo sobre a gamificação em eventos corporativos,os benefícios que ela pode trazer para uma marca e as novidades presentes no mercado, confira!
O que é a gamificação em eventos corporativos?
A gamificação em eventos corporativos nada mais é do que uma maneira de promover atividades que sejam engajadoras e dinâmicas para as pessoas presentes no momento da conferência.
Com ela, é possível criar um ambiente mais atrativo e participativo para todos, abordando os assuntos essenciais para que a reunião possa ser concluída com sucesso.
Durante um evento, a gamificação é usada para se aprofundar em diferentes assuntos e trazer para o público uma experiência mais imersiva, permitindo o compreendimento mais completo sobre o que está sendo abordado.
A estratégia é muito bem vinda em eventos corporativos, dos quais são feitos para fortalecer laços, fidelizar clientes e engajar colaboradores, apresentando uma nova maneira de sintonizar as pessoas que fazem parte de uma marca.
Além disso, ela também traz uma nova maneira de realizar uma reunião, indo muito além das palestras e workshops comuns e garantindo que todas as pessoas se sintam mais à vontade a participar das dinâmicas e atividades, sendo uma ótima ferramenta para expandir algum tipo de conhecimento.
Benefícios de usar a gamificação em eventos corporativos
Existem inúmeros benefícios em contar com a gamificação em eventos corporativos hoje em dia. Conheça alguns deles:
Evita a monotonia
Geralmente, os eventos corporativos são feitos seguindo um roteiro de palestras, rodas de conversas, workshops, etc. Porém, hoje em dia, esse tipo de atração já não cativa mais as pessoas como antes, pois elas estão sempre em busca de inovação e atividades mais tecnológicas.
Por mais que o assunto seja interessante para o público, dificilmente os envolvidos irão manter total atenção ao que está sendo apresentado em todos os momentos, o que diminui o engajamento da reunião.
Usando a gamificação em eventos corporativos, você terá acesso a uma ferramenta muito mais eficaz para garantir que as pessoas se sintam mais interessadas pelas apresentações e se integrem de forma mais profunda ao assunto.
Aumenta a motivação
Esse tipo de estratégia também é uma maneira de aumentar a motivação de quem está presente no local.
Isso porque, quando apresentamos atividades e jogos para os envolvidos, as pessoas tendem a se sentirem mais motivadas, seja para participar ou então, para compreender o que está sendo abordado no momento.
Para isso, você pode criar diferentes tipos de atividades que mostrem, de maneira clara e prática, como uma situação ocorre ou como um produto funciona.
Traz experiências mais imersivas
A gamificação em eventos corporativos se tornou algo reconhecido pela sua capacidade de trazer experiências mais imersivas para os convidados.
Esse tipo de atividade é capaz de garantir que todas as pessoas presentes no local façam parte da história que está sendo contada, o que é uma ótima estratégia para prender a atenção dos espectadores.
Quando os colaboradores, clientes e fornecedores participam de dinâmicas, eles se tornam mais próximos da empresa, aumentando as chances de obterem bons resultados em conjunto.
Fortalece os aprendizados
Outro motivo pelo qual a gamificação em eventos corporativos traz benefícios para uma marca é a capacidade de fortalecer os aprendizados apresentados nas reuniões.
Isso não ocorre apenas pelo fato de que ele pode manter as pessoas mais engajadas (como mostramos alguns tópicos atrás), como também pela possibilidade de associar diferentes estímulos positivos ao que está sendo apresentado, fixando os conteúdos na mente dos que estão presentes.
O motivo para isso é que quando aprendemos algo de uma maneira mais simples e leve, temos a tendência de compreender melhor o que está sendo ensinado, pois associamos como uma atividade prazerosa.
Tendências da gamificação em eventos corporativos para 2025
Por ser algo que vem se tornando muito comum entre as empresas, é comum que surjam diferentes tipos de tendência da gamificação em eventos corporativos para que as pessoas possam se adaptar.
Veja a seguir as principais novidades nessa área para 2025:
Inscrições voluntárias
Essa técnica é uma maneira de abordar pessoas para que elas participem dos eventos resolvendo diversos desafios ou então, missões que sejam relacionadas com o tema abordado.
Permita que elas respondam perguntas de maneira voluntária e, se desejarem, compartilhem os seus resultados nas redes sociais.
Dessa forma, além de garantir que todos se divirtam, a sua empresa ainda poderá usar a atividade como uma forma de pesquisa e coletar dados.
Missões e conquistas
As pessoas tendem a realizar mais atividades quando existe algum tipo de recompensa no final da sua dedicação.
Para isso, você poderá atribuir diferentes tipos de missões e conquistas para que os envolvidos se sintam mais engajados em realizar determinada ação.
Jogos coletivos
Os jogos se tornam mais divertidos e dinâmicos quando são realizados em grupo e essa é uma ótima abordagem para a gamificação em eventos corporativos.
Além de permitir que todos interajam com o que está sendo apresentado, também é uma ótima maneira de estreitar os laços entre os participantes e até mesmo com a marca que está promovendo o evento.
Por fim, podemos concluir que a gamificação em eventos corporativos é algo que traz inúmeras vantagens para uma empresa e que tem um grande potencial de crescimento no mercado, o que fará com que mais marcas se tornem adeptas a esse tipo de atividade.