O live marketing é um conceito que cresceu consideravelmente nos últimos anos, principalmente após a pandemia, onde as pessoas passaram a ter mais contato com os conteúdos sendo criados de forma ao vivo.
Além de ser algo presente na vida de praticamente todas as pessoas do mundo, a internet também proporciona o imediatismo que muitos usuários buscam e as empresas não iriam ficar de fora dessa grande oportunidade de negócio, não é mesmo?!
Com isso, surgiram as campanhas de marketing que passaram a ser criadas praticamente em tempo real, suprindo a necessidade de grande parte desse público.
A partir disso, mais pessoas começaram a consumir esse tipo de conteúdo, fazendo com que o live marketing aumentasse a sua popularidade e se tornasse algo muito presente no dia a dia das empresas.
Mas, apesar de ser algo que já ganhou muita notoriedade no mercado, ainda existem questões que precisam ser tiradas sobre ele e as maneiras de usá-lo no momento de apresentar algo novo no mercado.
Para isso, preparamos um conteúdo onde mostraremos as melhores maneiras de usar o live marketing para fazer o lançamento de produtos, confira!
O que é o live marketing?
O live marketing (ou marketing ao vivo, em tradução), é uma maneira em que a empresa apresenta os seus produtos e serviços em tempo real para os seus usuários.
Ou seja, a marca cria um conteúdo, do qual é apresentado para as pessoas ao vivo, via internet, permitindo que elas participem da campanha comentando e engajando.
Esse tipo de conceito foi desenvolvido pensando em trazer mais proximidade entre uma companhia e o seu público, que passam a ter um laço mais estreitado pela possibilidade de interagirem em tempo real.
Quando a estratégia é usada para promover um produto, os resultados são muito positivos, pois a experiência sensorial permite que as vendas aumentem e que uma quantidade maior de clientes possa ser retida.
Benefícios de usar o live marketing
O live marketing é capaz de oferecer inúmeros benefícios para as marcas que o utilizam no dia a dia, conheça alguns deles:
Traz uma boa repercussão
Atualmente, os vídeos possuem um alcance muito maior do que os textos e imagens e isso faz com que eles viralizem com facilidade.
Quando uma empresa cria suas campanhas a partir desse tipo de elemento, ela conseguirá ter um alcance muito maior, o que cria uma ótima repercussão para a sua marca.
Além disso, dependendo do conteúdo criado, muitas pessoas passarão a debatê-lo, trazendo ainda mais curiosidade sobre a empresa em questão.
Aumenta a confiança do público
A partir dos vídeos, os usuários passam a ter um conhecimento muito maior dos produtos e serviços que estão sendo oferecidos para ela.
Isso faz com que as pessoas possam tirar suas dúvidas e fazer questionamentos com mais facilidade, aumentando a confiança do público em relação à marca.
Cria um vínculo mais estreito
Uma companhia deve entender que o segredo do sucesso não se trata apenas de uma venda, mas também, do vínculo que é criado entre a marca e os seus consumidores. E o live marketing é capaz de contribuir para esse resultado.
Isso porque, essa ferramenta permite que as pessoas se sintam mais próximas da empresa, criando um laço mais estreito com a marca e com o que está sendo oferecido.
Como o live marketing pode ajudar a promover um produto?
Por conta de todos os benefícios que o live marketing é capaz de oferecer, quando usado da melhor maneira, ele se torna muito eficaz no momento de promover um produto.
Veja a seguir, as melhores maneira de usar essa ferramenta no momento de fazer um lançamento na sua marca:
- Encontre o seu público alvo
Descobrir qual é o seu público alvo é o primeiro passo a ser tomado no momento de criar uma campanha, mesmo que seja em live marketing.
Isso porque, é esse fator quem irá determinar quais os próximos passos a serem tomados, de acordo com as preferências e gostos das pessoas daquele determinado grupo.
- Crie um conteúdo envolvente
O próximo passo deve ser feito com atenção pois, se o conteúdo apresentado não for envolvente, é possível que você não consiga atingir o número esperado de usuários.
Portanto, estude o que está sendo trabalhado no mercado e busque integrar as novidades com os seus produtos e serviços, para que o seu público se interesse pelo o que está sendo oferecido.
- Cause desejo
Durante o live marketing, o ideal é sempre criar um conteúdo que seja capaz de causar desejo na pessoa que está assistindo o vídeo.
Com isso, você fará com que o usuário se interesse ainda mais pelo produto ou serviço que está sendo apresentado, criando a necessidade de saber mais sobre ele ao ponto de comprá-lo.
- Utilize a tecnologia ao seu favor
A tecnologia é capaz de oferecer diversas maneiras de alcançar o seu público e é essencial usá-la para conquistar as pessoas presentes nas plataformas.
Conte com os diferenciais oferecidos pela realidade aumentada e pela inteligência artificial para criar campanhas ainda mais atrativas para seus consumidores.
- Promova eventos
Com o live marketing é muito comum que as marcas passem a promover diferentes tipos de eventos para lançar os seus novos produtos, garantindo mais interesse dos seus consumidores.
Geralmente, nestes vídeos, as empresas promovem diferentes tipos de conteúdos, além de criarem uma apresentação mais detalhada sobre o que está sendo vendido no momento.
Seguindo essas tendências do live marketing, a sua empresa poderá garantir um ótimo retorno dos seus usuários, além de garantir um ótimo engajamento, que é essencial para conquistar um público ainda maior!