A influência da realidade aumentada é algo que vem ganhando mais popularidade a cada ano que passa, transformando diferentes aspectos do dia a dia das empresas.
Um desses pontos é a experiência que a marca oferece para os seus clientes, trazendo uma nova versão no momento de realizar uma compra.
Todas essas novidades são capazes de mudar a forma como vemos uma ação, que antes parecia ser tão simples e cotidiana, agregando no momento de garantir um novo produto ou serviço.
No entanto, por ser algo novo, é comum que existam inúmeras dúvidas sobre a influência da realidade aumentada e qual a melhor maneira de usá-la em um negócio.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo, para que todas essas questões possam ser entendidas, confira!
O que é a realidade aumentada?
A realidade aumentada é uma tecnologia capaz de criar diferentes tipos de camadas digitais sobre qualquer cena, permitindo que o que vemos em uma tela (computador, tv, smartphone, tablets, etc), seja ampliado.
Esse tipo de sistema utiliza a câmera de um dispositivo para detectar um ambiente e rastrear opções de objetos físicos para fazer parte do cenário.
O software irá sobrepor os conteúdos digitais e os itens que foram selecionados do ambiente real, criando uma camada tecnológica sobre qualquer tipo de cena que o usuário desejar.
Como a realidade aumentada pode melhorar a experiência de uma marca?
A influência da realidade aumentada é algo que vem sendo discutido pelas empresas nos últimos anos, pois com o crescimento dessa tecnologia, mais pessoas buscam por marcas que trabalham com o sistema para garantir mais proximidade dos seus clientes.
A seguir, iremos apresentar alguns exemplos que mostram como a RA pode transformar a maneira como um usuário vê um produto ou serviço, confira:
Mais interatividade com o consumidor
A realidade aumentada é algo que permite que os consumidores interajam de uma maneira mais direta com a marca.
Esse tipo de contato é feito de diferentes maneiras inovadoras e divertidas, garantindo que a atenção das pessoas esteja voltada para o que está sendo oferecido no momento.
Exemplo: os filtros de RA presentes nas redes sociais (como os que são usados no Instagram), podem transformar o rosto dos usuários em avatares ou então, criar diferentes cenários interativos com os elementos da marca.
Experimentação de produtos
Uma das formas mais conhecidas do uso da RA em marcas é a possibilidade de os usuários experimentarem os produtos em tempo real, sem tê-los pessoalmente.
Isso garante que a pessoa se sinta mais confiante em sua compra, sem correr o risco de desistir da transação.
Exemplo: Algumas marcas de maquiagem já oferecem para seus clientes aplicativos que permitem que as pessoas “experimentem” como os produtos podem ficar na sua pele, através da câmera do celular.
Vitrines virtuais
As vitrines virtuais também fazem parte da influência da realidade aumentada para as lojas que apresentam para os usuários um ambiente mais dinâmico, o que transforma a experiência de compra.
Esse tipo de criação permite que os clientes tenham uma experiência de compra ainda mais interativa, atraindo um maior número de pessoas interessadas.
Exemplo: Uma vitrine feita para projetar diferentes tipos de roupas e acessórios sobre o corpo dos clientes através de uma câmera, permitindo que ele entenda como o item ficaria pessoalmente.
Embalagens inteligentes
As embalagens também se tornaram parte da influência da realidade aumentada, pois, com ela é possível escanear uma imagem ou um código usando o smartphone.
Isso permite que os clientes tenham acesso a informações adicionais de produtos e também, mais entretenimento no momento de uma compra.
Exemplo: Uma marca de alimentos, pode transformar as suas embalagens em um jogo interativo para o público infantil quando uma câmera é apontada para o pacote.
Mais conexão emocional
A realidade aumentada também permite que as marcas tenham uma conexão mais próxima dos seus consumidores.
O motivo para isso é o fato de que as empresas passam a contar histórias mais envolventes, criando uma relação mais estreita com os usuários.
Exemplos: Uma companhia de turismo pode usar esse tipo de tecnologia para mostrar para os usuários como seria visitar um local específico, permitindo que eles tenham uma noção de como seria a sua viagem.
Campanhas de marketing mais inovadoras
As campanhas de marketing criadas com o auxílio de realidade aumentada são ótimas estratégias para uma marca.
Isso porque, com elas, os clientes passam a ter contato com algo inovador e inesquecível, atraindo ainda mais pessoas para o negócio.
Exemplo: Uma marca de bebidas pode criar uma campanha onde as pessoas apontam a câmera dos smartphones para as garrafas promocionais e veem mensagens e imagens flutuando no ambiente.
Quais os benefícios de contar com a realidade aumentada?
Existem inúmeros benefícios oferecidos pela influência da realidade aumentada dentro das empresas. Alguns deles são:
Aumenta o engajamento
Quando uma marca apresenta algo totalmente diferente para os seus clientes, mais pessoas irão se interessar pelo o que está sendo oferecido. Isso aumentará o engajamento da empresa no mercado.
Maior taxa de conversão
Com um público maior sendo alcançado, consequentemente, a companhia passará a ter uma taxa de conversão ainda maior, pois mais pessoas irão fechar negócio com a sua marca.
Garante um relacionamento mais próximo
A realidade aumentada permite que a empresa tenha um relacionamento ainda mais próximo com seus consumidores, pois cria uma experiência totalmente nova.
Se difere do restante do mercado
Uma empresa que utiliza diferentes tecnologias nas suas campanhas possui um grande diferencial do restante do mercado, garantindo um posto único entre os clientes.
Por fim, podemos concluir que a influência da realidade aumentada é capaz de trazer inúmeras transformações para as empresas e garantir um ótimo retorno para todas elas.